Impactos da InteligĂȘncia Artificial (IA) nas empresas
- Graciele Moura Cielo
- 21 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Com o crescente movimento de adoção em massa do uso da inteligĂȘncia artificial (IA) nas aplicaçÔes, Ă© importante realizar uma reflexĂŁo: estamos preparados para as novas possibilidades?
Desde o lançamento do GPT3 da Open IA em novembro/2022 e o lançamento do GPT-4, muitas angĂșstias tĂȘm surgido sobre o que esses avanços na IA significam para o futuro do trabalho. Mas o impacto da IA nĂŁo se limita ao do GPT, melhor dizendo, nas geraçÔes de textos e possĂveis consequĂȘncias para o trabalho de jornalistas/escritores.
Incluem-se também o impacto do DALL-E-2 na geração de imagens, do CODEX na codificação e do MegaMoIBART na descoberta de medicamentos, dentre tantos outros.

TrĂȘs elementos principais sustentam as capacidades de IAÂŽs como as citadas:
MemĂłria massiva e reconhecimento de padrĂ”es, com capacidade de conectar conceitos ou ideias espalhadas, sem conexĂ”es aparentemente e fazer vĂĄrias inferĂȘncias
Pouca ou nenhuma codificação, analisando o desenvolvimento de softwares, reduzindo significativamente a intervenção ou precisando de desenvolvedores com habilidades mais elaboradas, pois o código båsico jå estarå pronto.
AusĂȘncia de uma lĂłgica mapeada uma vez que as previsĂ”es sĂŁo baseadas em grandes quantidades de dados e aprendizado de mĂĄquina, com diversos cenĂĄrios que trazem informaçÔes significativos para que as aplicaçÔes funcionem.
Com a falta de profissionais especialistas no mercado e com a globalização, ou seja, com o trabalho sendo feito home office para todo o mundo, muitos CEOÂŽs tĂȘm planejado aumentar o uso de IA para auxiliar nas automaçÔes e codificaçÔes. AlĂ©m disso, uma grande parte dos C-Levels estĂĄ ampliando para atividades mais especĂficas, reduzindo a dependĂȘncia das pessoas ou em atividades envolvam grandes riscos para ambos: colaboraçÔes e instituiçÔes.
No Estudo Global de TendĂȘncias de Talentos de 2022 da Mercer, funcionĂĄrios acreditam que a automação mudarĂĄ significativamente a forma de como seu trabalho Ă© feito. Esse percentual saltou de 44% para 71% nos Ășltimos dois anos.
O trabalho em inĂșmeras profissĂ”es, incluindo a de autores, pesquisadores, advogados e muitos outros, terĂĄ grandes oportunidades de aprendizados, inclusive para concentrarem esforços em situaçÔes que a IA nĂŁo consegue resolver.

Por exemplo, a IA pode resumir um documento legal em segundos com incrĂvel precisĂŁo, enquanto um colaborador pode gastar horas na mesma tarefa. Ele, inclusive, pode fazer uma parte mais complexa, o que aumenta a sua capacidade de trabalho; ao invĂ©s de trazer a preocupação que ele nĂŁo seja mais necessĂĄrio e que serĂĄ substituĂdo. Pode sim, substituir o trabalho altamente repetitivo e baseado em processos preexistentes, mas acredito que possa aumentar a criatividade humana, o pensamento crĂtico e a empatia, inclusive para criar oportunidades de novas possibilidades de trabalho, por exemplo: design de IA ou IA copywriter.
As principais aplicaçÔes de IA encontradas nas organizaçÔes visam:
Eliminação de erros â utilizadas onde consequĂȘncias das falhas sĂŁo altamente negativas e qualquer desvio ou fatalidade traz grandes impactos para as organizaçÔes. Incluem evitar problemas maiores, rastrear produtos, segurança, etc.
Melhorar a produtividade â aplicaçÔes na indĂșstria, por exemplo â onde uma melhoria no desempenho produz alto potencial de entrega para organização.
Alcançar avanços direcionados â utilização em ciĂȘncia de dados, aprendizado de mĂĄquina, experiĂȘncia do cliente, marketing, vendas â onde uma pequena melhoria no desempenho traz um impacto exponencialmente grande no valor agregado.

A IA tem sido utilizada principalmente para aumentar o trabalho analĂtico, onde a melhoria da produtividade e mais precisĂŁo sĂŁo os objetivos.
Uma das soluçÔes da GIGO, a Medme, por exemplo, utiliza a IA com visĂŁo computacional para auxiliar pacientes na fisioterapia. Se o paciente estiver apto a fazer seus exercĂcios em casa (a IA consegue detectar isso...), ele pode receber os movimentos, executĂĄ-los, enviar o vĂdeo para o fisioterapeuta e ainda realizar os exercĂcios em qualquer lugar que tenha internet. Uma segunda fase do projeto, jĂĄ em desenvolvimento, a IA irĂĄ corrigir os movimentos enquanto o paciente estiver fazendo os exercĂcios.
Assim, o fisioterapeuta, além de ter todo o acompanhamento do paciente na ferramenta, terå o histórico do que funcionou e não funcionou com relação ao tratamento. No futuro, o aprendizado de måquina poderå auxiliå-lo com as sugestÔes de tratamento que mais deram certo para determinado diagnóstico.
IncrĂvel, nĂŁo?
O que precisamos estar atentos Ă© que, todo trabalho com IA em estĂĄgios iniciais, pode estar propensa a erros, dada a sua falta de subsĂdios e dados suficientes.
Esta questĂŁo Ă© agravada pelo fato de que, dependendo do projeto a ser aplicado, a tolerĂąncia ao risco pode ser baixa. E na dĂșvida, jĂĄ estĂĄ na essĂȘncia do ser humano, somos mais tolerantes ao erro humano do que as falhas da mĂĄquina.
Por isso, Ă© essencial que os lĂderes entendam quando confiar â e quando nĂŁo confiar â nessas tecnologias, e principalmente em qual estĂĄgio da evolução se encontra, onde humanos terĂŁo sempre papĂ©is especĂficos de supervisionar os trabalhos das IAÂŽs.
Avançar domĂnios onde hĂĄ uma alta tolerĂąncia ao risco e a segurança nĂŁo Ă© tĂŁo importante, pode ter um melhor aproveitamento das mĂĄquinas sem a supervisĂŁo de humanos.
Mas se a tolerùncia é baixa, o risco precisa ser calculado, e mesmo assim, não se deve eliminar a supervisão. Em algumas aplicaçÔes nem é permitido pela legislação.
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