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Impactos da InteligĂȘncia Artificial (IA) nas empresas

  • Foto do escritor: Graciele Moura Cielo
    Graciele Moura Cielo
  • 21 de abr. de 2023
  • 4 min de leitura

Com o crescente movimento de adoção em massa do uso da inteligĂȘncia artificial (IA) nas aplicaçÔes, Ă© importante realizar uma reflexĂŁo: estamos preparados para as novas possibilidades?


Desde o lançamento do GPT3 da Open IA em novembro/2022 e o lançamento do GPT-4, muitas angĂșstias tĂȘm surgido sobre o que esses avanços na IA significam para o futuro do trabalho. Mas o impacto da IA nĂŁo se limita ao do GPT, melhor dizendo, nas geraçÔes de textos e possĂ­veis consequĂȘncias para o trabalho de jornalistas/escritores.

Incluem-se também o impacto do DALL-E-2 na geração de imagens, do CODEX na codificação e do MegaMoIBART na descoberta de medicamentos, dentre tantos outros.

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TrĂȘs elementos principais sustentam as capacidades de IAÂŽs como as citadas:

  • MemĂłria massiva e reconhecimento de padrĂ”es, com capacidade de conectar conceitos ou ideias espalhadas, sem conexĂ”es aparentemente e fazer vĂĄrias inferĂȘncias

  • Pouca ou nenhuma codificação, analisando o desenvolvimento de softwares, reduzindo significativamente a intervenção ou precisando de desenvolvedores com habilidades mais elaboradas, pois o cĂłdigo bĂĄsico jĂĄ estarĂĄ pronto.

  • AusĂȘncia de uma lĂłgica mapeada uma vez que as previsĂ”es sĂŁo baseadas em grandes quantidades de dados e aprendizado de mĂĄquina, com diversos cenĂĄrios que trazem informaçÔes significativos para que as aplicaçÔes funcionem.

Com a falta de profissionais especialistas no mercado e com a globalização, ou seja, com o trabalho sendo feito home office para todo o mundo, muitos CEOÂŽs tĂȘm planejado aumentar o uso de IA para auxiliar nas automaçÔes e codificaçÔes. AlĂ©m disso, uma grande parte dos C-Levels estĂĄ ampliando para atividades mais especĂ­ficas, reduzindo a dependĂȘncia das pessoas ou em atividades envolvam grandes riscos para ambos: colaboraçÔes e instituiçÔes.


No Estudo Global de TendĂȘncias de Talentos de 2022 da Mercer, funcionĂĄrios acreditam que a automação mudarĂĄ significativamente a forma de como seu trabalho Ă© feito. Esse percentual saltou de 44% para 71% nos Ășltimos dois anos.

O trabalho em inĂșmeras profissĂ”es, incluindo a de autores, pesquisadores, advogados e muitos outros, terĂĄ grandes oportunidades de aprendizados, inclusive para concentrarem esforços em situaçÔes que a IA nĂŁo consegue resolver.



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Por exemplo, a IA pode resumir um documento legal em segundos com incrível precisão, enquanto um colaborador pode gastar horas na mesma tarefa. Ele, inclusive, pode fazer uma parte mais complexa, o que aumenta a sua capacidade de trabalho; ao invés de trazer a preocupação que ele não seja mais necessårio e que serå substituído. Pode sim, substituir o trabalho altamente repetitivo e baseado em processos preexistentes, mas acredito que possa aumentar a criatividade humana, o pensamento crítico e a empatia, inclusive para criar oportunidades de novas possibilidades de trabalho, por exemplo: design de IA ou IA copywriter.


As principais aplicaçÔes de IA encontradas nas organizaçÔes visam:


  • Eliminação de erros – utilizadas onde consequĂȘncias das falhas sĂŁo altamente negativas e qualquer desvio ou fatalidade traz grandes impactos para as organizaçÔes. Incluem evitar problemas maiores, rastrear produtos, segurança, etc.

  • Melhorar a produtividade – aplicaçÔes na indĂșstria, por exemplo – onde uma melhoria no desempenho produz alto potencial de entrega para organização.

  • Alcançar avanços direcionados – utilização em ciĂȘncia de dados, aprendizado de mĂĄquina, experiĂȘncia do cliente, marketing, vendas – onde uma pequena melhoria no desempenho traz um impacto exponencialmente grande no valor agregado.


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A IA tem sido utilizada principalmente para aumentar o trabalho analĂ­tico, onde a melhoria da produtividade e mais precisĂŁo sĂŁo os objetivos.



Uma das soluçÔes da GIGO, a Medme, por exemplo, utiliza a IA com visão computacional para auxiliar pacientes na fisioterapia. Se o paciente estiver apto a fazer seus exercícios em casa (a IA consegue detectar isso...), ele pode receber os movimentos, executå-los, enviar o vídeo para o fisioterapeuta e ainda realizar os exercícios em qualquer lugar que tenha internet. Uma segunda fase do projeto, jå em desenvolvimento, a IA irå corrigir os movimentos enquanto o paciente estiver fazendo os exercícios.




Assim, o fisioterapeuta, além de ter todo o acompanhamento do paciente na ferramenta, terå o histórico do que funcionou e não funcionou com relação ao tratamento. No futuro, o aprendizado de måquina poderå auxiliå-lo com as sugestÔes de tratamento que mais deram certo para determinado diagnóstico.

IncrĂ­vel, nĂŁo?


O que precisamos estar atentos Ă© que, todo trabalho com IA em estĂĄgios iniciais, pode estar propensa a erros, dada a sua falta de subsĂ­dios e dados suficientes.

Esta questĂŁo Ă© agravada pelo fato de que, dependendo do projeto a ser aplicado, a tolerĂąncia ao risco pode ser baixa. E na dĂșvida, jĂĄ estĂĄ na essĂȘncia do ser humano, somos mais tolerantes ao erro humano do que as falhas da mĂĄquina.

Por isso, Ă© essencial que os lĂ­deres entendam quando confiar – e quando nĂŁo confiar – nessas tecnologias, e principalmente em qual estĂĄgio da evolução se encontra, onde humanos terĂŁo sempre papĂ©is especĂ­ficos de supervisionar os trabalhos das IAÂŽs.

Avançar domínios onde hå uma alta tolerùncia ao risco e a segurança não é tão importante, pode ter um melhor aproveitamento das måquinas sem a supervisão de humanos.

Mas se a tolerùncia é baixa, o risco precisa ser calculado, e mesmo assim, não se deve eliminar a supervisão. Em algumas aplicaçÔes nem é permitido pela legislação.


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