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G.I.G.O. como conceito para UX Research

O que é UX Research ?

Traduzindo a definição da Interaction Design Foundation, UX research é a investigação sistemática dos usuários e seus requisitos, contextualizando e buscando insights para o processo de user experience. A pesquisa emprega diversas técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões, estabelecer fatos e encontrar problemas, revelando, dessa forma, informações valiosas para o processo de design.


Ou seja, é a maneira de reconhecer um problema, confirmar ou refutar hipóteses, além de reconhecer as principais necessidades e objetivos do público-alvo, por meio de diferentes pontos de vista e contextos, melhorando ainda mais todo o trabalho de experiência do usuário. Para quem está começando a carreira nessa área, vale ter a consciência da importância da pesquisa desde já! (retirado de: Digital House).


Com o termo GIGO, geralmente ouvido em Matemática e Ciência da Computação, diz que a qualidade da saída é determinada pela qualidade da entrada. A qualidade da informação que sai nunca pode ser melhor do que a qualidade da informação de entrada.



O mesmo conceito GIGO é aplicado no contexto da User Research ou Pesquisa do Usuário. Se você realmente deseja um resultado eficaz, precisa ter certeza de 2 coisas.


1. Amostra certa (as pessoas que você entrevista)

2. Perguntas certas (as perguntas que você faz aos seus entrevistados)


Escolha a amostra certa ¬ você precisa ter muito cuidado ao escolher a amostra. Tipo de amostra, tamanho da amostra, etc. As pessoas cometem erros durante a triagem de sua amostra para a pesquisa. Portanto, certifique-se de não se apressar e cometer erros na amostragem. Caso contrário, você pode acabar cometendo um erro de amostragem.


Erro de amostragem ¬ No método de amostragem, você precisa tentar aproximar alguma característica de uma dada população a partir de uma primeira amostra retirada. Agora, como nessa amostra, não estão todos os membros da população, por mais próxima que seja, ela não é idêntica à característica da população necessária, e assim alguns erros são cometidos. Este erro é denominado erro de amostragem.


Tipos de erros de amostragem


Erro de Especificação da População ¬ Acontece quando o pesquisador não entende quem deve escolher como entrevistado.

Erro de Quadro de Amostra ¬ Ocorre quando a subpopulação errada é usada para selecionar uma amostra.

Erro de Seleção ¬ Ocorre quando os respondentes selecionam sua própria participação no estudo - apenas aqueles que estão interessados ​​respondem.

Sem Resposta ¬ Os erros sem resposta ocorrem quando os respondentes são diferentes daqueles que não respondem.


Faça a pergunta certa ¬

As pessoas se enganam ao escolher as perguntas e a maneira de fazer as perguntas. Aqui estão alguns pontos a serem observados ao finalizar as perguntas.


Revise as perguntas para que não sejam:

  • Influenciadoras

  • Suposições embutidas

  • Duplo Sentido

  • Fechadas

  • Confusas

Além disso, durante a entrevista, você precisa observar alguns gestos..

  • Expressões faciais

  • Linguagem corporal

  • Contato visual

Certifique-se de colocar uma entrada de qualidade e garantir uma saída com resultados válidos, confiáveis ​​e de qualidade.


A qualidade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um esforço inteligente.





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