O que é UX Research ?
Traduzindo a definição da Interaction Design Foundation, UX research é a investigação sistemática dos usuários e seus requisitos, contextualizando e buscando insights para o processo de user experience. A pesquisa emprega diversas técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões, estabelecer fatos e encontrar problemas, revelando, dessa forma, informações valiosas para o processo de design.
Ou seja, é a maneira de reconhecer um problema, confirmar ou refutar hipóteses, além de reconhecer as principais necessidades e objetivos do público-alvo, por meio de diferentes pontos de vista e contextos, melhorando ainda mais todo o trabalho de experiência do usuário. Para quem está começando a carreira nessa área, vale ter a consciência da importância da pesquisa desde já! (retirado de: Digital House).
Com o termo GIGO, geralmente ouvido em Matemática e Ciência da Computação, diz que a qualidade da saída é determinada pela qualidade da entrada. A qualidade da informação que sai nunca pode ser melhor do que a qualidade da informação de entrada.
O mesmo conceito GIGO é aplicado no contexto da User Research ou Pesquisa do Usuário. Se você realmente deseja um resultado eficaz, precisa ter certeza de 2 coisas.
1. Amostra certa (as pessoas que você entrevista)
2. Perguntas certas (as perguntas que você faz aos seus entrevistados)
Escolha a amostra certa ¬ você precisa ter muito cuidado ao escolher a amostra. Tipo de amostra, tamanho da amostra, etc. As pessoas cometem erros durante a triagem de sua amostra para a pesquisa. Portanto, certifique-se de não se apressar e cometer erros na amostragem. Caso contrário, você pode acabar cometendo um erro de amostragem.
Erro de amostragem ¬ No método de amostragem, você precisa tentar aproximar alguma característica de uma dada população a partir de uma primeira amostra retirada. Agora, como nessa amostra, não estão todos os membros da população, por mais próxima que seja, ela não é idêntica à característica da população necessária, e assim alguns erros são cometidos. Este erro é denominado erro de amostragem.
Tipos de erros de amostragem
Erro de Especificação da População ¬ Acontece quando o pesquisador não entende quem deve escolher como entrevistado.
Erro de Quadro de Amostra ¬ Ocorre quando a subpopulação errada é usada para selecionar uma amostra.
Erro de Seleção ¬ Ocorre quando os respondentes selecionam sua própria participação no estudo - apenas aqueles que estão interessados respondem.
Sem Resposta ¬ Os erros sem resposta ocorrem quando os respondentes são diferentes daqueles que não respondem.
Faça a pergunta certa ¬
As pessoas se enganam ao escolher as perguntas e a maneira de fazer as perguntas. Aqui estão alguns pontos a serem observados ao finalizar as perguntas.
Revise as perguntas para que não sejam:
Influenciadoras
Suposições embutidas
Duplo Sentido
Fechadas
Confusas
Além disso, durante a entrevista, você precisa observar alguns gestos..
Expressões faciais
Linguagem corporal
Contato visual
Certifique-se de colocar uma entrada de qualidade e garantir uma saída com resultados válidos, confiáveis e de qualidade.
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